top of page
luzes e copos 1.jpg

Séries fotográficas

Enquanto Fotógrafo e Diretor de Arte, gosto de desenvolver séries fotográficas envolvendo um mesmo tema e conceito, com intenção de explorar uma ideia a partir de diferentes aspectos de um assunto. As séries não são comissionadas e nascem da minha vontade intrínseca de traduzir o mundo em imagens criativas. 

tomatroska

Estava eu no supermercado a comprar tomates cereja quando reparei que aqueles tinham uma particularidade: estavam levemente deformados, dando a impressão de que tinham um corpo maior do que a cabeça, no formato das famosas bonecas russas Matroskas. 

Assim que bati o olho neles, soube que seriam ótimos protagonistas em um ensaio fotográfico. 

E foi dessa forma que cheguei nesse ensaio tão lindo e tão singular, fotografando um objeto tão mundano quanto um tomate. 

nATAL mIAU

Aqui os protagonistas são os cinco gatos que temos em casa estrelando um ensaio natalino, com cada foto explorando a personalidade do bichano que nela aparece. 

Tímidos, serelepes, misteriosos, conseguimos capturar nas fotos o principal traço de personalidade de cada gato, resultando em imagens cativantes e muito fofas.
isteriosos,

glass & light

Aqui meu intuito foi estudar como a luz se comporta ao fotografar diferentes tipos de copos e objetos de vidro, usando cores complementares como efeito estético e aplicando uma iluminação traseira para destacar o contorno dos itens cenográficos. 

burning out

Nesse ensaio traduzi em imagens o processo de burnout tão característico de nossos tempos, no qual a impossibilidade de recarregar as energias é um dos principais sintomas.

Usando uma analogia com um carregador de celular danificado a ponto de não conseguir mais funcionar, essas fotos expressam a dificuldade de descansar e recuperar o ânimo frente a um universo do trabalho extenuante e que demanda cada vez mais do trabalhador. 

vidrado

Eu estava montando o cenário para fazer a última foto da série American Pattern, quando, de repente, a pilha de copos que eu ia tirar foto desabou. Fiquei ali pensando, o que que eu vou fazer agora? Eu não tinha mais como tirar a foto que eu queria, já que vários copos quebraram.

 

Foi então que eu percebi, às vezes o inesperado também pode ser uma boa ideia. Percebi que aqueles pedaços também poderiam contar uma história visual e render boas fotos.

 

Assim, fui rodando ao em volta da mesa com a minha câmera, procurando as melhores composições com aqueles copos quebrados sem mexer em nenhum deles e acabei com ótimas fotos. Às vezes, o que parece um problema pode ser a melhor chance de criar algo único.

Don't play with your food

“Não brinca com a comida, menino”.

Quantos de nós já não ouvimos essa frase? Foi com ela em mente que criei a série fotográfica “don’t play with your food”. 

A ideia dessa série veio pensando no quanto os adultos falam para as crianças não fazerem arte, pois têm de ser sérias e comportadas e, quando crescem, esses adultos perdem o sentido lúdico da vida e fecham as portas da imaginação. Resgatar essa criança brincalhona é um desafio constante, mas é muito satisfatório deixar a criança interior sair para brincar novamente, especialmente com comida e arte.

copos e reflexos

Essa série nasceu a partir do meu fascínio por fotografar copos e líquidos em luz direta, o que resulta em sombras e refrações brilhantes.

Aqui busquei usar diferentes copos que produzissem diferentes sombras em fundos de cores específicas para estudar quão luminosos são os reflexos formados dependendo da cor do fundo em que são projetados. 

american pattern

Depois de comprar uma caixa com 24 copos americanos para uma foto com o Guaraná Antártica, fiquei me perguntando como mais eu poderia fazer com esses copos.

Assim surgiu a ideia para essas fotos, de explorar padrões e repetições com os copos em diferentes posições. 

Esse foi um exercício muito produtivo de como transformar objetos do cotidiano aparentemente sem graça em peças visualmente interessantes que exploram elementos da linguagem fotográfica, como padrão, repetição e ritmo. 

AssAA

taças riscadas

Sou fascinado pela forma como vidros e líquidos refletem e refratam a luz, por isso estou sempre criando imagens com esses elementos.

Nessa série quis estudar como o formato das taças e a presença ou não de líquido influencia na nossa percepção das linhas do cenário. 

About last night

Nessas imagens eu trabalhei o conceito da manhã seguinte ao Natal, quando você acorda e os restos da noite passada estão espalhados pela casa, as lembranças da celebração ainda esperando para serem limpas e organizadas.

Minha intenção foi fugir um pouco das tradicionais fotos natalinas e retratasse o que sobra da festa para o dia seguinte: a bagunça.

 
Todas as três fotos partilham dessa temática e foram construídas com uma iluminação que gerasse contraste entre luz e sombras e empregando objetos específicos para ambientar um Natal luxuoso e intimista.

bottom of page